O ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra Universiade Lusófona do Porto
  • Alcina Manuela de Oliveira Martins Universiade Lusófona do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696

Palavras-chave:

Estudo de caso, Abordagem metodológica, Estudantes de mestrado, Ensino Superior

Resumo

O estudo tem por finalidade analisar as caraterísticas processuais de estudos de caso, aplicados por estudantes de mestrado, em Ciências da Educação. Assim, foi usada uma metodologia predominantemente qualitativa, de orientação interpretativa, porém integrando a quantificação. A análise incidiu em 42 dissertações de estudantes que, entre 2010-2013, optaram pelo estudo de caso. Os trabalhos analisados convergem numa pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, descritiva e/ou interpretativa. Os resultados comprovam que a maioria dos estudantes constrói o seu estudo de caso procurando o “como” e o “porquê” da realidade educativa, em contexto. Todavia, nem todos os casos se encontram devidamente sustentados ou interligam teoria-prática, sobretudo no que se refere à análise crítica da produção científica na área, focalização distanciada do investigador, uso de mecanismos de controlo, e ainda aplicabilidade e generalização de resultados.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra, Universiade Lusófona do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa - Portugal.

Alcina Manuela de Oliveira Martins, Universiade Lusófona do Porto

Professora catedrática da Universidade Lusófona do Porto- Portugal; Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto.

Downloads

Publicado

22-01-2014

Como Citar

COIMBRA, M. de N. C. T.; MARTINS, A. M. de O. O ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 31–46, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2696. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2696. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê