INCLUSÃO DUMA JOVEM COM SÍNDROME DO X FRÁGIL NO 2º CICLO DO ENSINO REGULAR PORTUGUÊS

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Carina Sofia Filipa Caetano Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2657

Palavras-chave:

Síndrome do X Frágil, inclusão educativa, escola Inclusiva, necessidades educativas especiais, intervenção didática

Resumo

Analisamos as dificuldades de inclusão duma aluna D, de 12 anos, portadora Síndrome X Frágil, que frequenta o 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola de Castelo Branco. Os objetivos orientaram-se à aplicação, na aula, de medidas educativas inclusivas, com estratégias e metodologias impostas no Currículo Educativo Individual. Utilizamos a metodologia qualitativa (estudo de caso), recorrendo à observação documental, naturalista e participante, questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas (pré, pós) à professora de ensino especial e à encarregada de educação, triangulando os dados com as notas de campo. Os resultados confirmaram que a escola respeita a inclusão com recursos adequados. Os professores de apoio demostram boas práticas, informação adequada à síndrome e às necessidades de intervenção. Os pais revelam-se colaborativos, empenhados e envolvidos, realçando a proximidade com a escola e participação no processo de ensino-aprendizagem (contributo ao sucesso).

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2657

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutor em Ciencias da Educação, especialista nas áreas da H.ª da Educação Social, Educação Especial e Formação d eprofessores. ɠprofessor do ensino superior politécnico desde 1987, pertence ao IPCB/ESECB Dept.º UCT-CSH

Carina Sofia Filipa Caetano, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Especial - Dominio Cognitivo e Motor e cursos de formação na especialidade. E professora do ensino especial num Agrupamento de Castelo Branco.

Downloads

Publicado

22-05-2014

Como Citar

MARTINS, E. C.; CAETANO, C. S. F. INCLUSÃO DUMA JOVEM COM SÍNDROME DO X FRÁGIL NO 2º CICLO DO ENSINO REGULAR PORTUGUÊS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 317–332, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2657. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2657. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO