ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNESP

Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes, Sadao Omote

Resumo


Os ideais da educação inclusiva podem ser efetivados por meio de atitudes sociais favoráveis à inclusão, uma vez que estas podem reorganizar crenças e cognições sobre as diferenças, direcionar a afetividade de modo a ser favorável com relação a elas e, principalmente, direcionar a ação para a sua aceitação. A partir dessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo comparar as atitudes sociais em relação à inclusão, mantidas pelos mesmos participantes no início e no final do processo formativo do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP. Neste estudo participaram 34 estudantes do curso de Pedagogia. A coleta de dados foi realizada com os mesmos participantes em dois momentos distintos: no primeiro e no quarto ano do curso. Os dados foram coletados por meio da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão – ELASI, que é um instrumento construído e validado para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão. Os escores de atitudes sociais desses participantes foram comparados por meio da prova Wilcoxon. A diferença é altamente significante (p < 0,0001), indicando terem ocorrido mudanças expressivas nas atitudes sociais desses estudantes em relação à inclusão, tornando-se mais favoráveis no final do curso, comparativamente ao início da formação. Uma das possíveis variáveis para a mudança de atitudes sociais pode ter sido a estrutura curricular do curso, uma vez que constam no processo de formação duas disciplinas obrigatórias sobre a temática. Essas disciplinas são “Fundamentos da Educação Inclusiva” e “Libras, Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação”. As atitudes são formadas como conseqüência da ação da pessoa com a tomada de conhecimento do ambiente social. As atitudes se desenvolvem por meio de vários fatores e por meio da experiência e da aprendizagem e pensamos que isto foi proporcionado aos participantes ao longo do curso.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2486


Palavras-chave


Atitudes Sociais; Inclusão; Formação Inicial; Curso de Pedagogia

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2486


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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