O OLHAR DO GESTOR SOBRE A CULTURA AVALIATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR

Elisangela André da Silva Costa, Maria Socorro Lucena Lima

Resumo


A temática avaliação educacional tem sido frequentemente tomada como objeto de reflexão nos contextos de pesquisa sobre formação e trabalho docente. Recentemente, as avaliações em larga escala instituídas pelos governos federal e estadual no final do século XX vem promovendo a construção de uma cultura avaliativa no interior das escolas. Tal cultura tira a centralidade do processo avaliativo da sala de aula e das figuras do professor e dos alunos, expandindo-a para a comunidade escolar e para a gestão pedagógica. A discussão sobre esta questão encontra terreno fértil no chão da escola, onde as contradições presentes na relação entre o escrito e o vivido nas políticas educacionais se apresentam de forma mais evidente. Assim, nasce o presente estudo que tem como objetivo refletir sobre os limites e as possibilidades da utilização dos resultados das avaliações externa e interna no trabalho do gestor escolar. Para tanto tem apoio na abordagem qualitativa de pesquisa, buscando acessar nos sujeitos e no contexto onde se manifesta o fenômeno educacional estudado as informações necessárias à compreensão do problema. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade observações participantes, a análise documental dos relatórios de avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do estado do Ceará dos anos 2009 a 2011 e entrevista com a gestora de uma escola pública municipal cearense. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de uma postura problematizadora por parte dos núcleos gestores escolares, tomando os resultados das avaliações e as próprias práticas institucionais como referências para a realização de momentos de formação contínua que fundamentem a tomada de decisões acerca dos rumos da escola de forma crítica e colaborativa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2483


Palavras-chave


Avaliação; Escola. Gestão; Formação de professores

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2483


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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