O Professor Construtivista: Desafios De Um Sujeito Que Aprende

Autores

  • Ana Archangelo Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.23

Resumo

Este trabalho procurou refletir sobre a experiência vivida coletivamente na APAE de Presidente Prudente - SP, de junho de 1993 a junho de 1994. Nesse processo de investigação, criou-se um espaço que, mais que verificar o que se explicitava e/ou ocultava nas falas e nas praticas de sala de aula pretensamente construtivistas, construiu uma metodologia de pesquisa capaz de estabelecer uma estrutura comunicativa, promover disposições a conhecer e agir, de discutir e analisar a realidade. Construiu, também, um campo de estudo e de reflexão sobre a própria prática, num movimento de redescoberta da importância da leitura e da teorização. Por fim, o estudo constatou que o maior desafio do professor que se pretende construtivista consiste na superação do mascaramento do não-saber, na busca de uma leitura do construtivismo realizada a partir de indagações pr6prias, introjetadas e significativas.

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Publicado

11-12-2009

Como Citar

GUIMARÃES, A. A. O Professor Construtivista: Desafios De Um Sujeito Que Aprende. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v1i1.23. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/23. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê