EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Márcio Luiz Bernardim UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2168

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação de Adultos, vestibular, curso superior

Resumo

Este artigo discute a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, valendo-se de um conjunto de investigações realizadas com alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e universitários, além de utilizar estatísticas oficiais sobre o ensino médio e o ensino superior no Brasil. Tomando o Ensino Médio como etapa da educação escolar básica que visa preparar para o trabalho e para o prosseguimento dos estudos, e o ensino superior como espaço possível de continuidade da formação de jovens e adultos trabalhadores, este artigo apresenta e analisa a importância atribuída pelos alunos à educação escolar. O tratamento estatístico dos microdados do vestibular de uma instituição pública paranaense proporcionou a apuração de indicadores do aproveitamento de cada um dos grupos de egressos do ensino médio nesse processo, de acordo com a natureza da escola frequentada (pública x privada) e da faixa etária dos candidatos. A pesquisa com universitários de último ano de curso permitiu detectar o tipo de escola frequentada no Ensino Médio, a importância atribuída ao curso escolhido e as perspectivas quanto ao futuro educacional e laboral. Ao final, a análise e discussão dos dados permitiu concluir que: a escola continua desempenhando um papel importante na vida dos jovens; a educação escolar representa um novo ânimo na vida dos adultos que ficaram historicamente marginalizados das oportunidades educacionais; embora os egressos da EJA manifestem interesse de ingressar na universidade, poucos são os que se inscrevem e, dentre os que o fazem, menos ainda os que obtêm êxito; que as chances de aprovação são maiores entre os que tentam ingresso logo ao término do Ensino Médio.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2168

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Como Citar

BERNARDIM, M. L. EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 200–217, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2168. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2168. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO