EDUCAÇÃO MUSICAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INFANTIL

Autores

  • Cleudet de Assis Scherer UNESPAR/FECILCAM

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2164

Palavras-chave:

Desenvolvimento do pensamento, Educação musical, Educação Infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a contribuição da música na organização do pensamento infantil em 15 crianças de três a cinco anos sem experiência em musicalização de uma pré-escola pública no município de Campo Mourão - PR. Buscamos respaldo teórico na perspectiva Histórico-Cultural que preconiza serem as relações entre os sujeitos imprescindíveis para a formação do pensamento. Desse modo, nos sentimos encorajadas a produzir e efetivar situações de ensino com a linguagem musical, já que as mesmas originam-se e ocorrem na prática social. Neste texto, discutiremos a respeito dos dados da pesquisa que foram coletados e analisados conforme as seguintes etapas: 1) conhecimento musical prévio das crianças; 2) apropriação do conteúdo desenvolvido; 3) verificação da influência dos conteúdos musicais sobre a organização do pensamento das crianças envolvidas. Com base nos resultados obtidos, podemos afirmar que a música, como uma das manifestações da linguagem humana, é, sem dúvida, uma forma de expressão que promove o desenvolvimento infantil por permitir à criança a utilização de instrumentos verbais que podem ser transferidos para outras circunstâncias, uma vez que a qualidade do pensamento, depende das associações e generalizações que ela aprenda estabelecer. No entanto, para que ocorra essa apropriação, é necessária, por parte dos professores da Educação Infantil, uma prática organizada e consciente no ensino da música.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2164

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleudet de Assis Scherer, UNESPAR/FECILCAM

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Área: Desenvolvimento , Aprendizagem e Formação de Professores. Professora do Departamento de Pedagogia da UNESPAR/FECILCAM

Downloads

Como Citar

SCHERER, C. de A. EDUCAÇÃO MUSICAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 163–182, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2164. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2164. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê