DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ATIVIDADES LÚDICAS NA CONCEPÇÃO DE LEONTIEV: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Cintia Regina de Fátima, Flávia Gonçalves da Silva

Resumo


Com o avanço do conhecimento sobre desenvolvimento humano, especialmente o infantil, a atividade lúdica passou a ser não apenas um meio de lazer e recreação, mas também uma forma de promover educação por possibilitar a apropriação do mundo, sendo um dos recursos pedagógicos usados na escola para a aprendizagem de vários conteúdos. Por tal função e importância, diferentes vertentes psicológicas se dedicam a compreender como tais atividades promovem desenvolvimento e aprendizagem, sendo um conhecimento necessário para a prática de profissionais da educação. Neste sentido, por compreender que a psicologia histórico-cultural tem uma concepção de indivíduo de forma integral e totalizante, o objetivo desse texto está em identificar quais as concepções de desenvolvimento, aprendizagem e atividades lúdicas para A. N. Leontiev (um dos autores da Psicologia Histórico-Cultural) e, ainda, tecer algumas considerações sobre as contribuições que a referida teoria pode oferecer para a Educação Física escolar. Para Leontiev, o desenvolvimento está relacionado com a capacidade do indivíduo se apropriar e agir no mundo de forma consciente, logo, é impulsionado pelo processo de aprendizagem. Na infância, a atividade que permite a criança ter o domínio sobre uma área mais ampla da realidade é a atividade lúdica. Estas perpassam por um processo de transição no qual a situação imaginária e o papel são explícitos com regras ocultas, caracterizando os jogos de enredo, que evoluem para regras explícitas, em que, a situação imaginária e o papel são latentes, configurando os jogos com regras. Pela atividade lúdica fazer parte das manifestações da cultura corporal, sendo uma das especificidades da Educação Física, pode-se afirmar que esta é importante recurso para o desenvolvimento infantil, pois permite à criança ter acesso e se apropriar da cultura historicamente acumulada, fornecendo condições para desenvolver os processos tipicamente humanos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2160


Palavras-chave


Atividade lúdica; Psicologia histórico-cultural; Educação Física escolar

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2160


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com