O TRABALHO PEDAGÓGICO PRESENTE NA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO CRIADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marlizete Cristina Bonafini Steinle

Resumo


Historicamente o jogo sempre foi concebido como uma ação infantil sem importância para o adulto, visto como um mero passatempo de criança. Contudo, na atualidade, várias são as pesquisas que buscam discutir a importância do jogo e sua importância na das crianças, bem como discutir metodologias para sua utilização na escola. Assim, são objetos deste estudo a brincadeira e a imaginação criadora na infância. Este estudo tem por objetivo analisar como a brincadeira tem sido compreendida e utilizada pelo professor da Educação Infantil e em que medida ela colabora com o desenvolvimento da imaginação criadora. Para tanto, é verificado como o professor da Educação Infantil organiza seu trabalho docente a fim de estimular o desenvolvimento das funções psíquicas na criança. Depois de detidos momentos de estudo, discussão, reflexão e análise dos pressupostos teóricos referentes à Psicologia Histórico-Cultural, pôde-se concluir que o presente texto contribuirá com a reflexão dos professores da Educação Infantil que reconhecem a importância do jogo e da brincadeira na organização pedagógica, bem como a sua indissociabilidade com a imaginação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2159


Palavras-chave


Trabalho pedagógico; brincadeira; imaginação criativa

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2159


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com