CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA DEFECTOLOGIA SOVIÉTICA

Autores

  • Nilson Berenchtein Netto
  • Daniela Leal

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2156

Palavras-chave:

Defectologia, Psicologia Histórico-Cultural, Educação Especial, História da Psicologia, Psicologia soviética

Resumo

O objetivo deste artigo é resgatar o processo histórico de desenvolvimento da Defectologia soviética, tendo em vista as contribuições desse ramo da ciência para a educação, a Psicologia e a Filosofia. Para tanto, retomou-se o surgimento da Educação Especial na Rússia czarista, para chegar ao crescimento e incremento dos estudos relacionados às deficiências no período posterior à Revolução de Outubro. O artigo centra seus esforços em apresentar um panorama das obras dos principais estudiosos da defectologia na URSS especialmente aqueles que se dedicaram ao estudo e à educação de pessoas com deficiências múltiplas, principalmente a cegueira e a surdez. Nessa perspectiva, foram contempladas as obras de Vigotski, Sokolianski, Meshcheriakov, Ilienkov e Yarmolenko e suas devidas contribuições ao incremento da Defectologia.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2156

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Como Citar

BERENCHTEIN NETTO, N.; LEAL, D. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA DEFECTOLOGIA SOVIÉTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 73–91, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2156. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2156. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê