INVESTIGANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Isabel Escudero
  • Victoria Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.199

Resumo

Os movimentos de reforma do ensino que têm surgido nas duas últimas décadas em diferentes países têm afetado decisivamente, de forma positiva, o ensino/aprendizagem da matemática e o papel do professor. Desde então a atenção de mutias investigações voltou-se para o que ocorre na aula e, em particular, para os processos de transformação da prática do professor. Este artigo decorre de investigação sobre diferentes aspectos da prática do professor de matemática (seus conhecimentos, suas crenças, o planejamento, a interação com seus alunos e avaliação dos resultados) visando compreender sua complexidade. A partir da caracterização do contexto em que a prática do professor se desenvolve, bem como do acompanhamento daquilo que ele faz e obtém ao abordar o tema "Teorema de Thales e Semelhança", discutem-se os diferentes elementos a as múltiplas relações entre eles.

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Publicado

13-05-2010

Como Citar

ESCUDERO, I.; SÁNCHEZ, V. INVESTIGANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 8, n. 8, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v8i8.199. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê