A DIMENSÃO VALORATIVA DA TEMÁTICA AMBIENTAL E O TRABALHO COM VALORES EM AULAS DE CIÊNCIAS

Lívia Moreiras Sena, Dalva Maria Biachini Bonotto

Resumo


Considerando-se que as práticas humanas constituem um processo de significação simultaneamente epistêmico e axiológico, torna-se evidente o relacionamento entre ética e educação, que atravessa todos os momentos e espaços escolares. Atualmente o conteúdo valorativo é tido como importante conteúdo de ensino, o que se torna claro ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental, permeada de valores. Com relação a ela, o processo educativo tem sido apontado como uma possibilidade de superação da crise ambiental instaurada. A partir do interesse no trabalho com a dimensão valorativa da temática ambiental e reconhecendo sua complexidade, desenvolvemos uma pesquisa que, sob uma abordagem qualitativa, objetivou investigar limites e possibilidades que uma professora de Ciências encontra ao buscar desenvolver atividades voltadas para a temática ambiental e sua dimensão valorativa. Os dados foram coletados a partir do plano de ensino, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Em um primeiro momento houve a incorporação dessa dimensão no plano de ensino proposto. No entanto, durante o desenvolvimento das atividades de ensino muitas oportunidades de trabalho explícito com os valores propostos se perderam, enquanto outros valores de forma implícita se fizeram presentes. Identificamos a necessidade da formação docente que forneça subsídios para o professor lidar com essa temática, não usual nas práticas escolares.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1897


Palavras-chave


Educação Ambiental; ensino de Ciências; educação em valores; relação Ciência-Tecnologia-Sociedade

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1897


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.
Menor Médio Maior
Português (Brasil) English Español (Espanha)

Retornar ao portal de revistas