A DIMENSÃO VALORATIVA DA TEMÁTICA AMBIENTAL E O TRABALHO COM VALORES EM AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Lívia Moreiras Sena
  • Dalva Maria Biachini Bonotto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1897

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ensino de Ciências, educação em valores, relação Ciência-Tecnologia-Sociedade

Resumo

Considerando-se que as práticas humanas constituem um processo de significação simultaneamente epistêmico e axiológico, torna-se evidente o relacionamento entre ética e educação, que atravessa todos os momentos e espaços escolares. Atualmente o conteúdo valorativo é tido como importante conteúdo de ensino, o que se torna claro ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental, permeada de valores. Com relação a ela, o processo educativo tem sido apontado como uma possibilidade de superação da crise ambiental instaurada. A partir do interesse no trabalho com a dimensão valorativa da temática ambiental e reconhecendo sua complexidade, desenvolvemos uma pesquisa que, sob uma abordagem qualitativa, objetivou investigar limites e possibilidades que uma professora de Ciências encontra ao buscar desenvolver atividades voltadas para a temática ambiental e sua dimensão valorativa. Os dados foram coletados a partir do plano de ensino, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Em um primeiro momento houve a incorporação dessa dimensão no plano de ensino proposto. No entanto, durante o desenvolvimento das atividades de ensino muitas oportunidades de trabalho explícito com os valores propostos se perderam, enquanto outros valores de forma implícita se fizeram presentes. Identificamos a necessidade da formação docente que forneça subsídios para o professor lidar com essa temática, não usual nas práticas escolares.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1897

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Moreiras Sena

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho; Designer Instrucional – EAD.

Dalva Maria Biachini Bonotto, UNESP

Doutora em Educação; Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação de Rio Claro

Downloads

Como Citar

SENA, L. M.; BONOTTO, D. M. B. A DIMENSÃO VALORATIVA DA TEMÁTICA AMBIENTAL E O TRABALHO COM VALORES EM AULAS DE CIÊNCIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 179–199, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1897. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1897. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê