CYBERBULLYING: UM ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DO DESRESPEITO NO CIBERESPAÇO E SUAS RELAÇÕES COM AS REPRESENTAÇÕES QUE ADOLESCENTES TEM DE SI

Autores

  • Luciene Regina Paulino Tognetta GEPEM/Unicamp
  • Thais Cristina Leite Bozza GEPEM/Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1896

Palavras-chave:

Cyberbullying, representações de si, Psicologia Moral, Educação Moral

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa atual cujo objetivo é investigar as características de ações violentas e os sentimentos daqueles que se envolvem em situações de Cyberbullying - alvos, autores ou apenas aqueles que assistem com indiferença e relutância o sofrimento de outrem – e ainda constatar uma possível correspondência entre tal envolvimento e as representações que os sujeitos têm de si. Participaram deste estudo 63 adolescentes de 14 anos, estudantes de colégios públicos da cidade de Campinas, no Brasil, escolhidos aleatoriamente para responder um questionário escrito. Os resultados apontam para uma correspondência entre o fato de serem autores de Cyberbullying e apresentar imagens que não integram valores morais como a justiça, a generosidade ou a tolerância, entre outros. Também é possível, pela análise dos sentimentos dos envolvidos, caracterizar os protagonistas dessa violência pós- moderna e constatar que pouco se indignam com tais situações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1896

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, GEPEM/Unicamp

Doutora em Psicologia Escolar pela USP. Membro do GEPEM/Unicamp

Thais Cristina Leite Bozza, GEPEM/Unicamp

Especialista em Relações Interpessoais pela Unifran. Membro do GEPEM/Unicamp

Downloads

Como Citar

TOGNETTA, L. R. P.; BOZZA, T. C. L. CYBERBULLYING: UM ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DO DESRESPEITO NO CIBERESPAÇO E SUAS RELAÇÕES COM AS REPRESENTAÇÕES QUE ADOLESCENTES TEM DE SI. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 162–178, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1896. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1896. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê