EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos, Maria Teresa Ceron Trevisol

Resumo


O desenvolvimento moral é resultante de um processo contínuo que ocorre por meio das relações estabelecidas entre os indivíduos em diferentes espaços. No decorrer desse processo, a escola, os professores possuem papel fundamental, pois se acredita que, por meio da convivência entre os alunos e das experiências vivenciadas na escola, o aluno tem a oportunidade de construção de conceitos relativos à moral e da importância de sua aplicabilidade no contexto escolar e em outros da vida cotidiana. Este artigo possui como objetivo apresentar dados de uma investigação que buscou identificar experiências pedagógicas, desenvolvidas em escolas localizadas na região da Amplasc – Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, que pretendem contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos; os procedimentos, os objetivos e a avaliação efetuada no que se refere às experiências realizadas. A amostra foi composta por profissionais de educação que atuam em três escolas da rede municipal de ensino. Como procedimento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas. A análise dos dados coletados se deu por meio da análise do conteúdo das respostas dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados permitiram verificar que a finalidade das experiências realizadas denota a importância atribuída pela escola em relação à formação plena, crítica e autônoma do aluno. A forma como as experiências pedagógicas são trabalhadas demonstra eficiência, o que se reverte na postura e atitudes dos alunos. Em relação aos procedimentos utilizados no desenvolvimento das atividades, constatou-se que se faz necessário que os profissionais proporcionem situações de reflexão, desencadeando processos de organização e reorganização do pensamento de cada aluno, o que consiste na efetivação do desenvolvimento moral do aluno. Evidenciou-se a preocupação dos profissionais pesquisados em relação ao desenvolvimento moral dos alunos, o que consiste num importante ponto de partida para o efetivo trabalho dessa dimensão nas escolas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1894


Palavras-chave


Educação moral; escola; experiências de educação moral; desenvolvimento moral

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1894


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com