TIPOS DE SANÇÃO ESCOLHIDOS POR ADOLESCENTES QUE CUIDAM E EDUCAM SEUS IRMÃOS MENORES

Autores

  • Letícia Lovato Dellazzana-Zanon UFRGS
  • Lia Beatriz de Lucca Freitas UFGRS

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1892

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, educação moral, justiça, punição, adolescentes

Resumo

Em algumas famílias, são os irmãos mais velhos que se encarregam de cuidar, proteger e educar os mais novos, assumindo tarefas que, em geral, são realizadas pelos progenitores. Assim, sancionar atos e dar castigos é algo que faz parte de suas vidas. O objetivo deste estudo foi examinar os tipos de sanção escolhidos por adolescentes de nível socioeconômico baixo, que cuidam e educam regularmente seus irmãos. Entrevistaram-se individualmente 16 adolescentes entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, a partir de três histórias sobre justiça retributiva. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, a partir da qual se construíram categorias considerando-se: (a) o conteúdo das sanções prescritas, (b) as justificativas apresentadas pelos participantes e (c) os tipos de sanção: expiatória ou por reciprocidade. A maioria dos participantes preferiu sanções por reciprocidade, embora alguns ainda pensem que a expiação é uma boa forma de corrigir alguém que fez algo errado. Observou-se uma descrença na eficácia do castigo mais que uma crença no diálogo. Considerando-se que esses adolescentes participam ativamente da educação de seus irmãos menores, seria importante promover junto a esses jovens uma reflexão sobre o seu papel educativo. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para que pesquisadores e profissionais compreendam a importância desses adolescentes enquanto educadores de seus irmãos mais novos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1892

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, UFRGS

Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lia Beatriz de Lucca Freitas, UFGRS

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Como Citar

DELLAZZANA-ZANON, L. L.; FREITAS, L. B. de L. TIPOS DE SANÇÃO ESCOLHIDOS POR ADOLESCENTES QUE CUIDAM E EDUCAM SEUS IRMÃOS MENORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 78–94, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1892. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1892. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê