PROJETO EUROPEU: POR OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS DESFAVORECIDAS E COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA - O ENVOLVIMENTO PARENTAL NO ACOLHIMENTO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS COM MENOS DE 3 ANOS

Autores

  • Maria João Cardona Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém; CIEC/Universidade do Minho
  • Isabel Piscalho Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém
  • Marta Uva Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém
  • Helena Luís Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém
  • Teresa Cláudia Tavares Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1766

Palavras-chave:

envolvimento parental, educação de infância, igualdade de oportunidades

Resumo

O trabalho apresentado neste artigo integra-se no Projeto TODDLER, um projeto financiado pela União Europeia (2010-2013) que integra instituições do ensino superior de 8 países: Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino Unido, Roménia, sendo coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega). Concebido com base nas recomendações do estudo da Eurydice (2009) - que reconhece a relevância da qualidade das respostas educativas desde os primeiros anos de vida como base fundamental para a promoção de uma maior igualdade de oportunidades para todas as crianças numa perspectiva de educação para a cidadania (www.toddlerineurope.eu) - o projeto prevê caracterizar a realidade dos países intervenientes e a organização de materiais para a formação dos profissionais e das profissionais que trabalham com este grupo etário. Neste trabalho de caracterização, coube a Portugal, entre outros aspectos, estudar o envolvimento parental nos diferentes países envolvidos. Neste artigo apresentaremos uma síntese do trabalho realizado pela equipa da Escola Superior de Educação, refletindo alguns dos dados já recolhidos e analisados sobre as características do envolvimento parental nos espaços que (in)formalmente acolhem as crianças com menos de 3 anos, em Portugal e na Europa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1766

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CARDONA, M. J.; PISCALHO, I.; UVA, M.; LUÍS, H.; TAVARES, T. C. PROJETO EUROPEU: POR OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS DESFAVORECIDAS E COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA - O ENVOLVIMENTO PARENTAL NO ACOLHIMENTO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS COM MENOS DE 3 ANOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 129–147, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1766. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1766. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO