INVESTIR NO PRÉ-ESCOLAR NA AFRICA SUBSAARIANA. UMA SÍNTESE DA LITERATURA INTERNACIONAL

Abdeljalil Akkari, Colleen Loomis, Thibaut Lauwerier

Resumo


Esta revisão de literatura integra e sintetiza os conhecimentos existentes sobre educação da primeira infância e dos programas pré-escolares com o objetivo de avaliar sob quais condições a pré-escolarização tem um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo e social das crianças em idade pré-escolar e sobre os seus resultados escolares posteriores. Quatro condições fundamentais se destacam na literatura existente sobre o ensino pré-escolar de qualidade em contextos desfavorecidos: 1. Modelos pedagógicos pertinentes; 2. Uma educação ancorada na cultura local; 3. Implicação das famílias e das comunidades; 4. Programas sanitários e nutricionais ligados ao pré-escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1765


Palavras-chave


Educação pré-escolar; África; cultura; comunidades; pedagogia; saúde

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ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1765


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.
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