A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA NO ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Autores

  • José Mendes Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama
  • Pedro Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1748

Palavras-chave:

Literacia científica, PARSEL, Ensino das ciências, Atividade de investigação

Resumo

Este estudo analisa as potencialidades de uma atividade de investigação do Projeto Internacional PARSEL na promoção da literacia científica, no ensino da Física e da Química, em alunos do oitavo ano de escolaridade, utilizando um blog como suporte à realização da atividade. Especificamente, procurou dar resposta aos seguintes aspetos: (i) verificar se a realização da atividade do projeto PARSEL é promotora da literacia científica; (ii) verificar se a atividade tem impacto e aumenta o interesse dos alunos pelo ensino das ciências, em particular das Ciências Físico-Químicas; (iii) identificar as potencialidades educativas que os alunos atribuem à atividade realizada; (iv) identificar as dificuldades que os alunos manifestam na realização da atividade. Para tal, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática em contexto natural. Neste estudo participaram 52 alunos de três turmas do 8.º ano de escolaridade de uma escola de Estremoz, Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que foram estabelecidas condições facilitadoras do desenvolvimento de competências indispensáveis à literacia científica e que a atividade promoveu um maior interesse dos alunos pelo ensino das ciências.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1748

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MENDES, J.; REIS, P. A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA NO ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 16–36, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1748. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1748. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê