A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA NO ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

José Mendes, Pedro Reis

Resumo


Este estudo analisa as potencialidades de uma atividade de investigação do Projeto Internacional PARSEL na promoção da literacia científica, no ensino da Física e da Química, em alunos do oitavo ano de escolaridade, utilizando um blog como suporte à realização da atividade. Especificamente, procurou dar resposta aos seguintes aspetos: (i) verificar se a realização da atividade do projeto PARSEL é promotora da literacia científica; (ii) verificar se a atividade tem impacto e aumenta o interesse dos alunos pelo ensino das ciências, em particular das Ciências Físico-Químicas; (iii) identificar as potencialidades educativas que os alunos atribuem à atividade realizada; (iv) identificar as dificuldades que os alunos manifestam na realização da atividade. Para tal, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática em contexto natural. Neste estudo participaram 52 alunos de três turmas do 8.º ano de escolaridade de uma escola de Estremoz, Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que foram estabelecidas condições facilitadoras do desenvolvimento de competências indispensáveis à literacia científica e que a atividade promoveu um maior interesse dos alunos pelo ensino das ciências.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1748


Palavras-chave


Literacia científica; PARSEL; Ensino das ciências; Atividade de investigação

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1748


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com