O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO NORMAL SUPERIOR

Autores

  • Leny R. M. Teixeira Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Monica Vasconcellos Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Sheila Denize Guimarães Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1683

Palavras-chave:

Geometria, concepções, formação de professores.

Resumo

O presente trabalho relata os resultados de um estudo que investigou concepções e dificuldades de acadêmicos do Curso Normal Superior da Universidade Católica Dom Bosco/Campo Grande-MS a respeito do ensino de Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados mediante observações e aplicação de um questionário durante a realização de um minicurso que envolvia atividades relacionadas às formas tridimensionais e bidimensionais. O questionário tinha o propósito de identificar as concepções e dificuldades dos participantes a respeito da diferenciação entre sólidos e figuras planas. Os dados revelaram que as dificuldades dos acadêmicos, em Geometria, estão relacionadas tanto à nomeação e representação no plano de formas tridimensionais, como à diferenciação entre sólidos e figuras planas. Quanto às concepções, os acadêmicos apontam o livro didático como uma das principais alternativas para conduzir o ensino de Geometria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TEIXEIRA, L. R. M.; VASCONCELLOS, M.; GUIMARÃES, S. D. O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO NORMAL SUPERIOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1683. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1683. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.