A HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA OBRA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA

Autores

  • Fernando Teixeira Luiz Univ. Estadual Paulista/Assis

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1674

Palavras-chave:

Literatura, ensino, leitura, metodologias

Resumo

Paralelo à trajetória de Monteiro Lobato no processo de constituição e consolidação das narrativas infantis enquanto escrituras dotadas de artisticidade, desenvolvem-se algumas concepções de leitura- pautadas em diversas teorias do texto e da linguagem – que fundamentam as práticas de ensino de literatura, formando leitores de acordo com determinado modelo. Este trabalho tem a intenção de apresentar as metodologias empregadas para contemplar as riquezas estética, ideológica, polissêmica e altamente sugestiva do ciclo O Sítio do Picapau Amarelo nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, são recuperados os procedimentos pedagógicos a partir de um considerável levantamento bibliográfico. A seguir, será discutido a respeito das atuações do professor perante o texto plurissignificativo lobatiano, tendo como base as entrevistas efetuadas em seis unidades públicas de ensino de Presidente Prudente (SP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LUIZ, F. T. A HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DA OBRA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1674. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1674. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê