CRIANÇAS, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E CORPO

Márcia Buss Simão, Eloísa Acires Candal Rocha

Resumo


No presente artigo são desenvolvidas reflexões sobre a necessidade de compreender as crianças, e suas diferentes infâncias como categoria social e destaca uma concepção de corpo como biológico e social ao mesmo tempo, tornando possível e, necessário, um cruzamento das relações entre crianças, educação e corpo. Essas reflexões objetivam contribuir para a efetivação do estatuto de sujeitos de direitos conferidos às crianças e; contribuir com indicações para uma Pedagogia da Infância no âmbito das intervenções educativas, as quais incidem, sobretudo, sobre a dimensão corporal das crianças. Trata-se de uma investigação de reflexão teórica para qual utilizou-se, estudos de orientação histórico-cultural nas contribuições da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e demais áreas que estudam a infância, buscando um cruzamento multidisciplinar na abordagem desta relação corpo, infância e educação.


Palavras-chave


infância, criança, corpo e educação.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.165


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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