O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, EM PORTUGAL: DO DISCURSO OFICIAL ÀS PRÁTICAS

Ângela Balça, Maria da Natividade Carvalho Pires

Resumo


Neste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativas se articulam no ensino da leitura e da formação de leitores literários. Posteriormente, passaremos deste discurso pedagógico oficial para a sua recontextualização na escola e nas salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ponto, vamos descrever as práticas articuladas ao texto literário, observadas pelas investigadoras, na condição de formadoras do Programa Nacional de Ensino do Português.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1624


Palavras-chave


Ensino da leitura literária; programas escolares; práticas

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1624


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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