DIFERENTES ESPAÇOS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: A SITUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Tania Mariza Kuchenbecker Rosing Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1622

Palavras-chave:

leitura no terceiro grau, leitura e desenvolvimento intelectual, literatura e desenvolvimento intelectual, leitura na escola e na universidade

Resumo

Transição do Ensino Médio para o Ensino Superior exige a superação das barreiras do Vestibular e os alunos devem também apresentar uma boa colocação no Enem (Exame Nacional Ensino Médio), mostrando a proficiência em leitura e escrita. As Faculdades como Engenharia e Medicina atraem alunos mais bem preparados. Outras faculdades, incluindo todas as Licenciaturas, contam com a inscrição de jovens que não são totalmente proficiente em leitura e escrita. Estamos conscientes de que o espaço de que leitura ocupa na escola não é suficiente para formar leitores literários. Nem o que acontece no contexto da universidade. Os professores com os quais os alunos interagem em sala de aula não são, em sua grande maioria, leitores, e não se referem a materiais de leitura literária. Esses profissionais da Educação não desfrutam nem de livros impressos, nem dos gêneros digitais. Que caminho está sendo tomado pelos jovens que procuram um espaço de desenvolvimento na universidade? Como o professor pode se relacionar para que eles possam se desenvolver como cidadãos? O desenvolvimento intelectual de professores universitários e de seus alunos é a preocupação central deste estudo. O encontro de universidades ibero-americanas na Red de Universidades Lectoras torna-se um terreno promissor para as mudanças necessárias em relação a questões de leitura neste nível de ensino.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1622

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSING, T. M. K. DIFERENTES ESPAÇOS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: A SITUAÇÃO BRASILEIRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 60–74, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v21i22.1622. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1622. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê