LEITURA: ACEPÇÕES, SENTIDOS E VALOR

Autores

  • Luiz Percival Leme Britto Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1619

Palavras-chave:

Leitura, acepções e sentido, valor, ensino e promoção

Resumo

Neste ensaio, trato de verificar as acepções correntes do termo leitura, identificando suas especificidades e particularidades, de modo a poder estabelecer um referencial político-pedagógico para o ensino e a promoção da leitura. Sustento, com base na análise desenvolvida, que, não obstante o uso polissêmico de leitura autorizar expressões tais como leitura do mundo, leitura de imagem, leitura da situação, entre outras, há evidente especificidade quando se fala de leitura do texto e que tal distin-ção é particularmente importante para a ação educativa. Finalmente, apresento algumas considerações sobre o sentido da promoção da leitura – tomada como valor humanizador –, destacando o papel for-mativo e ético que lhe é implícito.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1619

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Como Citar

BRITTO, L. P. L. LEITURA: ACEPÇÕES, SENTIDOS E VALOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 18–31, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v21i22.1619. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1619. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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