ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO COTIDIANA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maristela Angotti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.158

Palavras-chave:

Educação Infantil, formação contínua, aprendizagem e desenvolvimento profissional, integração de contextos, instituição formadora.

Resumo

O artigo se propõe a analisar algumas questões fundamentais para poder melhor qualificar a Educação Infantil, dentre elas: a formação de professores; os princípios norteadores da aprendizagem e do desenvolvimento de adultos no exercício profissional; e a instituição de educação infantil enquanto espaço possível e privilegiado de formação em serviço. As análises e proposta realizadas fundamentam-se em dados de pesquisas, em experiências singulares de instituições que mantém gestão partilhada e investimento no protagonismo docente, além de fundamentação teórica relativa a formação, aprendizagem e o desenvolvimento profissional de educadores infantis. Defende-se a necessária “unidade institucional” enquanto condição fundamental para que se possa implementar qualquer proposta relativa à integração de contextos educativos nos quais as crianças estejam inseridas, como condição de criar situações e compromissos de co-responsabilidade entre educadores profissionais e leigos pela formação e desenvolvimento integral da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2010

Como Citar

ANGOTTI, M. ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO COTIDIANA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.158. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/158. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê