AVALIAÇÃO DE CONTEXTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: INDICAÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS PROTAGONISTAS

Eloísa Acires Candal Rocha, João Josué da Silva Filho

Resumo


O trabalho que aqui apresentamos sintetiza parte do processo de reflexão que temos desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância NUPEIN – no Centro de Ciências da Educação da UFSC. Os resultados apontam para a importância do processo de valorização do profissional responsável pela organização e pela ação educativa, implicando necessariamente no esforço de engajamento dos mesmos no processo de reflexão sobre sua própria prática e formação. Nessa perspectiva, temos clareza que as pesquisas realizadas nas instituições só fazem sentido na medida em que de fato possam contribuir para a melhoria do trabalho realizado junto às meninas e meninos que freqüentam creches e pré-escolas. O estabelecimento de indicadores para avaliação dos contextos educativos exige de um lado, maior articulação entre os processos de investigação e os de formação e, de outro lado, uma compreensão do que se entende por avaliação.


Palavras-chave


Educação Infantil; Avaliação institucional; Qualidade do serviço educacional; metodologia de pesquisa.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.157


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com