Interação Social e Crianças de Pré-Escola Construindo Textos

Vilmarise Sabim Pessoa, Maria Lucia Faria Moro

Resumo


0 estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a construção de textos de criançaspré-escolares de 5 a 7 anos de idade. Ele se apoia na importância, para a alfabetização, da escrita ser apreciada em sua perspectiva hist6rica, e na contribuição de Emília Ferreiro sabre a psicogênese da escrita alfabética. Os textos foram produzidos pelos sujeitos em situação individual e em situação de duplas, supondo-se a interação social de crianças como favorável a essa construção. 0 desenrolar das realizações dos sujeitos nas duas situações foi gravado em vídeo, sofrendo os dados analise qualitativa. Os resultados mostram níveis progressivos de produção/leitura de textos, os elaborados em dupla mais avançados que os construídos individualmente. São discutidas a significação dos níveis encontrados e o quanta a interação social de pares pode favorecer avanços na construção da escrita alfabética na pré-escola.


Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.144


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com