"REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO EDUCADOR: REDIMENSIONANDO A RELAÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Renata Maria Maria Libório

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.130

Resumo

No livro " 0 resgate da fala autentica - filosofia da psicoterapia e da educação " (1989) Amatuzzi, pesquisador da área da psicologia, expõe sobre o significado do falar para o ser humano e faz uma reflexão sobre como isso pode auxiliar o psicólogo a entender o sentido de uma relaçãopsicoterapeutica e educativa. Em sua fundamentação teórica encontram-se obras de Maurice Merleau-Ponty, Martin Buber, Carl Rogers e Paulo Freire. 0 presente artigo tem como objetivos apresentar as ideias de Amatuzzi sobre a relação educativa referentes aBuber, Rogers e Freire, fundamentado em suas explicações refletir sobre a possibilidade do psicólogo escolar e do professor serem compreendidos com" profissionais do encontro" , que através de sua interação com o outro permitem um processo de reflexão e conscientização, conduzindo a descoberta de novos sentidos de sua condição existencial e sua inserção no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

LIBÓRIO, R. M. M. "REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO EDUCADOR: REDIMENSIONANDO A RELAÇÃO EDUCATIVA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 7, n. 7, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v7i7.130. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/130. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê