As Representações Simbólicas e os Significados Construídos por Alunos do Ensino Fundamental sobre a Escrita Numérica

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Claudemir Monteiro Lima, Daniela de Francisco Carlos, Júlio Peterson, Roberto Cavali

Resumo


A pesquisa analisou as respostas de escolares de 3a e 4a séries frente a questões de leitura, escrita, interpretação do valor posicionai na numeração escrita, operações de adição e subtração com o intuito de verificar a relação entre os sistemas de representação simbólica (oral e escrito), construídos pela criança e a conceituação do número. Foram entrevistados 80 sujeitos envolvendo alunos com facilidade e dificuldade na aprendizagem de matemática, com defasagem escolar e do método Kumon. As respostas dos alunos com facilidade para aprendizagem em matemática e do método Kumon evidenciaram, no geral, melhor compreensão dos critérios de composição e decomposição numérica, relações pertinentes entre agrupamentos de unidades e valor posicionai dos números, compreensão do valor do transporte nas operações e domínio do código numérico escrito. Discute-se no texto o papel das representações do número, construídas dentro e fora da sala da aula, como sistemas independentes e a dificuldade de integrá-los.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.125


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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