O Significado da Indisciplina no Cotidiano da Escola

Ana Archangelo Guimarães, Ana Claudia de Souza, Ivanice Trindade da Silva

Resumo


Esta pesquisa procurou identificar e analisar diferentes manifestações de indisciplina escolar e as razões de sua ocorrência. Ao verificarmos as freqüentes queixas de professores quanto ao comportamento de seus alunos, decidimos buscar o sentido destes comportamentos considerados indisciplinados. Optamos pelo método de pesquisa qualitativa e participante, realizando entrevistas, observações e análise das aulas de duas salas do período .vespertino em uma escola estadual. Verificamos que os atos considerados indisciplinados resultam em estigmas e perseguições, que fazem com que estes alunos, vistos como os piores da escola, introjetem esses conceitos, fragilizando a relação professor-aluno. Entretanto, notamos que mesmo a sala escolhida como a mais indisciplinada da escola, pode reconstruir sua auto-imagem, refletindo claramente as atitudes do professor em relação a ela.


Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.117


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com