LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: SUPERAÇÃO DA MECANIZAÇÃO POR MEIO DE SITUAÇÕES REAIS DE LEITURA E ESCRITA

Paula Renata Amorim

Resumo


Este artigo relata as várias etapas de trabalho com uma Proposta de lntervenção Pedagógica elaborada por mim como parte das atividades propostas pelo Projeto Fênix: mudança de paradigma para a formação inicial e continuada de educadores pré-escolares. Mais do que fazer um relata, pretende-se aqui refletir sobre a forma como a pré-escola vem trabalhando a alfabetização, bem como propor alternativas de trabalho que superem a mecanização do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.


Palavras-chave


Leitura e Escrita; Alfabetização; Literatura Infantil; Situações Reais de Leitura e Escrita; Pré-Escola.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.114


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com