ALFABETIZAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: A BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO DE UMA POSTURA METODOLÓGICA

Vilma Ferreira da Silva

Resumo


Neste artigo, descrevo a experiência vivenciada na Pré-escola, apresentando o esforço de análise reflexiva dos mementos do trabalho, dentre eles, as dificuldades em executar uma Proposta de lntervenção Pedagógica com a professora na sala de aula no ensino da leitura e escrita. O trabalho visava a mudança da postura metodológica e superação de algumas dificuldades que a mesma encontrava em relação a este ensino. A Proposta propunha o trabalho com o ensino da leitura e produção de texto, tendo como principal objetivo despertar nas crianças o prazer, a criatividade, a auto-confiança para ler e escrever. Neste sentido, é importante crer na mudança da postura metodológica pelo professor, saber o que é Alfabetizar na Pré-escola, para tentar mudar a realidade da sala de aula, procurando garantir uma aprendizagem que tenha mais sentido para as crianças.


Palavras-chave


Alfabetização na Pré-Escola; Postura Metodológica; Planejamento.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.112


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com