A DISCUSSÃO COMO ABORDAGEM EDUCATIVA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Elisabete Fernandes Linhares, Pedro Rocha dos Reis

Resumo


Embora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere diversos elementos que poderão auxiliar os professores, nomeadamente os da área de ciências, na integração efectiva de actividades de discussão nas suas práticas lectivas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1104


Palavras-chave


discussão; ensino superior; metodologia educativa; didáctica; professor

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1104


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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