OS ESTÁGIOS DE ENSINO: NOVAS QUESTÕES PARA VELHOS PROBLEMAS

Autores

  • Dimair de Souza França Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1100

Palavras-chave:

Formação de professores, estágio obrigatório, prática docente, Pedagogia

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar como o estágio tem se constituído no curso de formação de professores, a partir de seus desafios, limites e possibilidades, na perspectiva de refletir sobre as novas questões que se colocam hoje para o desenvolvimento desse componente curricular na escola de educação básica. Para tanto, foram retomados aspectos que envolvem a realização dessa prática na escola de Educação Básica com a finalidade de repensar as propostas de estágio de forma que possam contemplar diferentes aspectos da aprendizagem do ofício docente, ainda na formação inicial, estendendo-se ao espaço escolar mediante o envolvimento de seus profissionais com essa atividade, sem desconsiderar os “velhos problemas” que há muito tempo perpassam a efetivação do estágio. Em razão desses velhos problemas que essa atividade ainda enfrenta, é preciso aprofundar a discussão acerca dessa temática para que seja possível construir um referencial que dê conta de explicitar as condições de constituição do ofício docente vivenciado pelos futuros professores quando de suas inserções pela prática nas escolas de educação básica, de forma a contemplar as novas questões se colocam como referência para alavancar esse debate.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1100

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Como Citar

FRANÇA, D. de S. OS ESTÁGIOS DE ENSINO: NOVAS QUESTÕES PARA VELHOS PROBLEMAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 117–130, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1100. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1100. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê