Concepção Dialética: Resgatando a Possibilidade da Luta através da Educação

Daniela Dias dos Anjos, Luciana Bernardino Sant'anna

Resumo


Este artigo pretende caracterizar algumas das concepções de educação presentes na sociedade capitalista. Enfocamos a concepção dialética que reconhece na escola as contradições existentes nesta sociedade. A partir desta concepção, vemos uma possibilidade de resistência à ideologia dominante presente no sistema capitalista, e que a prática docente pode ser um dos meios facilitadores da luta pela transformação da realidade, na medida em os professores se comprometam politicamente com uma formação que conceba os alunos enquanto seres humanos; não somente preocupados em instrumentalizá-los para o mercado de trabalho, mas procurando desenvolver uma formação humana, crítica, não fragmentada; e que procurem realizá-la nas condições escolares existentes.


Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.110


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com