PROCESSOS SUPERVISIVOS E AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E EXPECTATIVAS EM PORTUGAL

Francisco Sousa, Susana Mira Leal, Ana Paula Cabral

Resumo


As sucessivas alterações de que tem sido alvo o estatuto da carreira docente criado em Portugal no ano de 1990 e, num plano mais específico, as iniciativas políticas relativas à avaliação do desempenho docente no mesmo país intensificaram a discussão acerca dos objetivos, protagonistas, métodos e procedimentos associados a essa mesma avaliação. No presente artigo, procuramos contribuir para o aprofundamento dessa discussão, refletindo sobre os desenvolvimentos recentes das políticas de avaliação do desempenho docente em Portugal à luz de dois conceitos centrais: avaliação formativa e supervisão. Essa reflexão sustenta-se nos resultados de alguma investigação empírica e na análise de um conjunto de documentos oficiais relevantes, relativos ora à realidade observada no Continente português ora à situação específica da Região Autónoma dos Açores. Começamos por situar a discussão da avaliação do desempenho docente no quadro concetual das funções da avaliação, enfatizando a função formativa e discutindo até que ponto esta última tem sido considerada no contexto das políticas educativas em causa. Discutimos igualmente algumas possibilidades de desenvolvimento da supervisão pedagógica ao serviço da avaliação formativa dos professores no contexto português, analisando o papel da inspeção enquanto entidade com responsabilidades nos domínios do acompanhamento da ação pedagógica e da avaliação do desempenho docente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1088


Palavras-chave


Supervisão pedagógica; avaliação de professores; avaliação formativa; inspeção educativa

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1088


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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