A SALA DE AULA DO CURSO NORMAL E O PROJETO NÚCLEO DE ENSINO DA FCT - UNESP: RELATO DE ASPECTOS DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVAMENTE CONSTRUÍDA.

Autores

  • Yoshie Ussami Ferrari Leite
  • Gelson Yoshio Guibu

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.108

Palavras-chave:

Curso Normal, Formação de Professores, Educação Continuada, Professores Alfabetizadores.

Resumo

O presente texto tem por finalidade relatar uma síntese de aspectos de uma experiência coletivamente construída, a partir do Projeto Núcleo de Ensino da FCT de Presidente Prudente, que, desde a sua instalação, tem se preocupado com a melhoria da qualidade do ensino público. Os cursos de nível médio que formam os professores das series iniciais do ensino fundamental não tem garantido uma formacão de qualidade para aqueles que o freqüentam. Para modificar este quadro, o Projeto Núcleo de Ensino tem procurado, através da ação coletiva de docentes e alunos da UNESP e professores do Curso Normal da EEPSG Profª Norma Clarinda Carvalhaes, via pesquisa-ação, refletir e construir novos conhecimentos sobre a pratica didático-pedagógica dos professores, de modo a assegurar uma formacão mais qualificada dos futuros professores. Embora o Projeto ainda esteja em andamento, já foi possível constatar alguns impactos positivos no cotidiano da sala de aula do Curso Normal. Este Projeto conta como financiamento da FAPESP, através de pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos docentes da rede pública e também com o auxílio da FUNDUNESP, para o pagamento de bolsas para os alunos do Núcleo de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

LEITE, Y. U. F.; GUIBU, G. Y. A SALA DE AULA DO CURSO NORMAL E O PROJETO NÚCLEO DE ENSINO DA FCT - UNESP: RELATO DE ASPECTOS DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVAMENTE CONSTRUÍDA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 5, n. 5, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v5i5.108. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)